Lições de Célula

Ap. Leila

17 – O que é a Fé

1 – Definição

– Por esse texto percebemos que a fé é a certeza do que esperamos, mas a fé não é esperança.

“ Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” Hebreus 11:01

2 – A Fé não é Esperança

A primeira coisa que precisamos estender é que a fé e a esperança são coisas distintas; ambas são bíblicas, mas diferentes; a fé se refere ao presente, a esperança ao futuro.

Você jamais receberá alguma coisa de Deus simplesmente porque você espera. Em nenhum lugar a bíblia diz que quando oramos iremos receber aquilo que esperamos. Mas a Palavra de Deus diz em Marcos 11:24: 

“Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.” Marcos 11:24

A esperança sempre olha para o futuro, pois ela sempre se refere ao futuro.

Por exemplo, a Igreja do Senhor Jesus Cristo tem a bendita esperança da volta de Jesus, mas isso é futuro. A vinda de Jesus a ressurreição dos mortos que foram salvos, o arrebatamento dos santos que estão vivos, tudo isso é futuro. Mas se você procura cura, não é no futuro que você quer ser curado. Você quer ser curado nesse exato momento, principalmente se você estiver sofrendo.

3 – A Fé é para agora (Certeza) 

Não é  a esperança que realiza a tarefa, é a fé. Não basta dizermos: creio que serei curado ou cheio do Espírito Santo algum dia. Tal declaração não expressa fé, e sim esperança.

A fé, ao contrário, diz: “recebo agora, creio que recebi a resposta da minha oração.” É isso que é a fé, é assim que ela funciona em qualquer área de nossas vidas.

Os princípios são os mesmos em qualquer área, seja para cura divina, seja para receber o Espírito Santo, seja para finanças ou em qualquer outra área da vida, a resposta vem da fé, não da esperança.

4 – A Fé é Coração (Convicção)      

A fé é do coração e não da mente. Precisamos receber a fé do coração, pois é no coração que a fé reside. Muitas pessoas dizem que tem fé, mas sua fé não funciona, é a fé da mente, essa fé não é fé, é apenas assentimento mental.

As pessoas que têm assentimento mental dizem: “Creio que a Bíblia é a verdade, mas não recebo a resposta do meu pedido, e não entendo porque.”

Muitos dizem: Sei que esses versículos de cura são verdadeiros, mas por que não sou curado? É porque a pessoa está concordando que a Palavra de Deus é a verdade, mas não está crendo. A pessoa não foi curada porque disse que não foi curado.

A bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio. Enquanto você declara que não recebeu, e crer que não recebeu, não terá nada, mas quando começar a crer que recebeu, terá sua resposta.

“Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.” Mateus 12:34

5 – A Fé é Ativa (Fatos)

A fé é ativa e  aquele que crer certamente agirá a altura da Palavra de Deus. Crer é um verbo e os verbos sempre indicam uma ação.

Muitas pessoas estão esperando receber a cura ou o batismo com o Espírito Santo; as vezes, as pessoas esperam por algo com muita fé passiva ao invés de uma fé ativa.       

Não é suficiente crermos que Deus irá suprir as nossas necessidades e cruzarmos os braços e ficarmos apenas esperando. Não, não é assim que funciona. Se verdadeiramente  crermos, certamente iremos agir, se não houver uma ação então não houve fé. Deus irá ajudar você a saldar seus compromissos  financeiros, mas do ponto de vista natural, você tem que fazer a sua parte. Você não pode ficar simplesmente esperando em casa que algo venha a você. Não, você deve orar, crer em Deus, e então agir à altura de sua fé, procurando ativamente por algo para fazer e então Deus fará o milagre.

O mesmo acontece no mundo espiritual. Muitas pessoas estão esperando que algo lhes aconteça. Mas não acontecerá enquanto estiverem esperando passivamente que Deus realize algo em favor delas. Essa fé contemplativa e romântico não funciona. Se você crer você vai agir à altura da palavra de Deus.

Em Lucas capítulo 05 encontramos Jesus em uma casa ensinando a palavra de Deus. Quando chegaram quatro homem trazendo um paralítico deitado num leito.

“Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus.” Lucas 5:18

“Imediatamente, se levantou diante deles e, tomando o leito em que permanecera deitado, voltou para casa, glorificando a Deus.”Lucas 5:25

A multidão cercava a casa de modo que ninguém conseguia entrar. Os quatro homens levantaram o paralítico, abriram o teto e desceram-no até onde estava Jesus. As escrituras dizem: “ Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem estão perdoados os teus pecados….”

Notem que Jesus disse: “vendo-lhes a fé.” Foi a fé do paralítico e a fé dos seus amigos. Se o enfermo não houvesse crido será que teria deixado que seus amigos subissem ele numa casa?

A Bíblia diz que Jesus viu a fé daqueles homens. Como foi que Jesus Cristo viu a fé deles? Jesus viu através da ação deles. A fé sem obras é morta.

“Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.” Tiago 2:24