Lições de Célula

Ap. Leila

18 – Como vem a Fé

1 – Definição:

“E, assim, a  fé vem pela pregação e a pregação, pela palavra de Cristo.” Romanos 10:17

 Se existe alguma coisa que todo cristão gostaria de ter, sem dúvida alguma, é uma fé prodigiosa. Quantas vezes vemos pessoas orando: “ Senhor dá-me mais fé, aumentar minha fé, ajuda-me na minha falta de fé.”

Como fazemos para resolver este problema? Será que a solução está em orarmos assim? Certamente que não. Mas, então, de quem é está responsabilidade de ter fé ? Minha ou de Deus? A responsabilidade é minha, Deus coloca em minhas mãos todos os meios necessários, para que eu possa produzir a fé.

2 – A fé vem pelo ouvir

Deus nos disse que sem fé é impossível agrada-lo, mas Ele também nos ensinou como obtemos fé. Se não temos fé, a culpa não é de Deus pois Ele já nos disse como podemos ter fé, ouvindo sua palavra, esse é o método de Deus.

“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6

Tudo que Deus é, está em sua palavra e ninguém pode crer num Deus a quem não conhece e não existe meios de conhecer a Deus sem conhecer  a Bíblia, pois Deus e sua palavra são inseparáveis.

Alguém pode perguntar: “ Mas Deus não pode revelar-se a quem Ele quiser pelo Espírito? Certamente que pode, mas o Espírito não vai revelar nada a ninguém que não conhece a palavra de Deus, pois esse é um princípio de Deus, Ele estabeleceu que ninguém crerá a não ser através da pregação.   

“Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” Romanos 10:14

3 – Como vem a fé para a cura

A fé para a cura vem da mesma forma que vem a fé para salvação. O pecador para ser salvo é necessário ouvir a palavra da salvação; o enfermo para ser curado é preciso ouvir a palavra de cura. O pecador para ter seus pecados perdoados precisa crer que Deus o quer perdoar; o doente para ser curado tem que crer que Deus quer curar sua enfermidade.

Como a fé só vem pelo ouvir a palavra, se você esta doente terá que procurar todas as passagens na bíblia que falam de cura, como por exemplo: Isaías 53, Salmos 103, Salmos 107, Mateus 08, Marcos 16, I Pedro 02, Êxodo 15, Tiago 05, e outros tantos. 

4 – A cura faz parte do evangelho

A palavra evangelho quer dizer boas notícias, boas-novas.

“Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia, coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a sião: o teu Deus reina!” Isaías 52:07

Se o evangelho é boas – novas, qual a boa-nova que o pecador quer e precisa ouvir? Não é porventura a palavra de salvação?  E o enfermo? Qual a boa notícia ele necessita? Certamente que ele precisa ouvir a palavra da fé sobre a cura.

Paulo pregou o evangelho da salvação e juntamente ele ministrou o evangelho da cura.

“Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava.” Atos 8:5,6

Esta foi sempre a mensagem do novo testamento; Os apóstolos sempre pregarão a salvação e sempre curavam os enfermos.

O evangelho é boas-novas, boas-novas quer diz salvação, cura, libertação, segurança, paz , alegria e tudo que você precisa para viver bem neste mundo.

Portanto, se você está enfermo, saiba: Jesus Cristo te cura. Ouça o evangelho de cura. Leia as escrituras que falam da cura. Leia estes texto, medite neles e não se  esqueça que a  fé  vem pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus.

 5 – Não dê ouvidos aos sentimentos        

É muito importante fundamentarmos nossa fé na Palavra de Deus, pois certamente o diabo virá com a dúvida em nossas mentes. Ele usará nossos sentimentos, para roubar a nossa fé. Já vimos que a fé é do coração e não da mente, e por conseguinte, a dúvida também é do coração, e não da mente. A fé que funciona está no coração, a dúvida que funciona, também está no coração.

“porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.” Marcos 11:23

Kenneth Haing, falando sobre o assunto disse: “ Você até mesmo pode duvidar em sua mente e ainda ter fé no coração, pois é o crer com o coração que  fará você receber a resposta de Deus.”

A dúvida vem na mente, ela vem através dos sentimentos. Nós precisamos crer na Bíblia e não naquilo que vemos, e ouvimos ou sentimos.

Se os nossos sentimentos estão de conformidade com a Palavra de Deus, amém! Glória a Deus! Mas se eles estão em desconformidade com às escritura, então fiquemos com a Palavra de Deus, pois ela é sempre verdadeira, ela é totalmente digna de crédito, mas os nossos sentimentos muitas vezes mentem.

Se você recebeu oração, creia a  parte dos sentimentos, e não espere sentir a cura  para confessar que está curado. Não espere ver a cura, Jesus Cristo disse que bem aventurados os que não viram, e creram.

“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.” João 20:29

A Bíblia diz que Abrão creu para se tornar o pai de numerosa multidão e não levou em conta seu corpo já amortecido, mas estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera se fortaleceu na fé dando glória a Deus. 

“como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.” Romanos 4:17-21

Amados, Abrão creu em Deus embora, aparentemente aquilo fosse totalmente impossível. Os sentimentos de Abrão, seu corpo, seus cem anos, a idade avançada de Sara, tudo dizia que um filho naquelas circunstâncias, era simplesmente impossível, mas ele creu em Deus e Deus cumpriu sua palavra. Deus, meu irmão, é  o mesmo, ele não mudou, pois ele é mesmo ontem hoje, e o será para sempre. 

“Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.” Hebreus 13:8