Lições de Célula

Pr. Sales

A importância de ter amigos

“Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. “

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, por que tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” João 15:14-15

Três condições importantes para se ter amigos influentes:

Imagina ser amigo do presidente Bolsonaro! A vantagem seria estar hospedado na Granja do Torto, usufruir de todo o conforto, de toda segurança, de um dos locais mais seguros e vigiado de Brasília.

Vale a pena ter amigos influentes, pois pela sua intervenção conseguimos acesso em lugares restritos que só uma pessoa que tem “a chave” (autorização) pode conseguir(caso da Barreira do inferno em Natal).

Mas tem momento que só uma intervenção sobrenatural pode nos atender (AVC da esposa do apostolo Sales), ele tinha plano de saúde, mas não dava tempo de usa-lo, então ele apelou pro seu amigo Médico dos Médicos, o seu amigo, Jesus que nos socorre nos momentos mais difíceis. Tem muitos crentes que acreditam em Jesus, são membros da igreja, mas não são amigos de Jesus não conseguem se relacionar com Ele, não tem testemunho de quantas vezes pediu algo pra Jesus e foi atendido. Muitos se relacionam com Jesus assim: Senhor eu te adoro, Tu és o meu rei, Tu és maravilhoso. Sim tudo isso Ele é, mas Ele é seu amigo, pra coisas mas íntimas?

“Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.” João: 15:14

1º – passo: fazer o que Ele manda

Pra ser amigo de Jesus não é fácil, por que Ele toma algumas decisões que são difíceis de seguirmos ou obedecê-las.

Nos manda a lugares que não gostaríamos de ir, ser amigo de Deus é algo muito complicado, (ex: Enoque andou com Deus até o momento que Deus o tomou para si por que Deus iria andar por lugares que Enoque não daria conta de andar e, da maneira correta, e pra Enoque não se perder…), já não vos chamo servos mas amigo, então, somos privilegiados. Não sejamos apenas servos, mas amigo!

“Abraão creu em Deus, e isto lhe foi imputado para justiça; e: foi chamado amigo de Deus.” Tg 2:23

Ex: Pra sermos amigo de um traficante é muito fácil é só facilitarmos sermos conivente com o seu modo de agir, ajudando no tráfico, não o denunciando, encobrindo o seus crimes aí é amigo, todo mundo tem amigo na face da terra até o diabo tem amigos fiéis que o honra e presta favores a ele, Pra andar com Deus é complicado.

Você pensa que é fácil, que é só pegarmos a bíblia e seguir? Não é tão simples assim (ex: satisfazer a vontade da carne sucumbindo aos prazeres do mundo, sair da reunião e ir a lugares escusos, boate, se alguém age desta forma não é amigo de Deus).

Porém temos que lembrar que Deus não vai a estes lugares, não faz programa, não bebe uísque, não bebe cerveja, é complicado ser amigo de Deus, porque se eu tentar e não andar com Ele em obediência, ficamos sozinhos.

A palavra de Deus se cumpre, somente, na vida de quem cumpre os seus desígnios!


Se eu for uma pessoa cheia de pecados não tem problema, por que Ele nos convida a vir do jeito que estamos, porém depois de sermos ministrados pelo Espirito Santo tem que haver uma mudança de vida.

“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está n’Ele.” João 2:15

2º – Deixar-se ser guiado – Jesus é o guia das ovelhas:

“O Senhor é meu pastor nada me faltará….” Salmos 23

E se na realidade tá faltando tudo? Tem certeza que Ele é nosso pastor de verdade? Será que nós estamos deixando o Espirito nos apascentar de verdade?


O pastor guia o rebanho? Será que estamos deixando o Senhor nos guiar ou estamos indo por onde queremos? O Espirito Santo está em nosso meio Ele habita em nosso corpo, nós somos templo d’Ele, Ele quer nos renovar nos dar vitória.

3 coisas que agradam a Deus:

1 – Fé – II Crônicas 16:9
Se você tem fé, Deis se tornará seu amigo.

2 – Santidade – Hebreus 12:14
Sem santificação, ninguém verá a Deus. A santificação é um processo.

3 – Proatividade em favor do Reino – I Reis 8:17-18 e II Samuel 7
Nós temos que ser proativos no reino de Deus.


3º – Precisamos selar nossa amizade com Deus.

É preciso querer e decidir ser amigo de Deus!


Ministração: Apóstolo Sales