Lições de Célula

Ap. Leila

5 – Jesus Cristo – Sua humanidade

1 – Jesus Cristo viveu como homem

Jesus Cristo nasceu como homem. 

e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.”Lucas 2:7

Foi concebido pelo poder do Espírito Santo, sem a participação de um homem, contudo passou os nove meses no ventre de Maria e nasceu, a única diferença é que Ele não foi gerado da semente de Adão.

Jesus cresceu como uma criança normal: brincou, correu, chorou, teve oportunidades  de pecar, mas jamais, mesmo como criança, Ele cedeu às tentações. Ele nunca pecou; Se Ele tivesse cometido pecado ao menos uma única vez, Ele não poderia ser salvador da humanidade quanto aos seus pecados, pois, se assim fosse, Ele mesmo estaria precisando de um salvador.

Jesus Cristo sentiu: cansaço, sentiu sede, sentiu fome, alegria, tristeza.

“Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta. Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.” João 4: 6-7

“Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome;” Mateus 21:18

Jesus sentiu tudo que o homem natural sente e isso mostra que Jesus era homem como eu e você; tinha carne e ossos, sangue corria por suas veias.

2 – A vida espiritual de Jesus

 Jesus Cristo participou de adoração pública, Ele frequentou o templo e as sinagogas.

“Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16

Estudou as escrituras.

“Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher” Mateus 19:4

Ele era submisso ao Pai.

“Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” João 4:34

Ele orava as vezes noites inteiras e tinha comunhão íntima com Pai celestial.

“Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” Lucas 6:12

3 – Seu conhecimento limitado

Ele não sabia o dia de sua vinda. Ele não sabia naquela época, hoje certamente sabe, pois hoje ele está de novo com o Pai em toda Sua Glória.

“Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai.” Marcos 13:32

 Ele era submisso ao Pai e para saber as coisas precisava orar e contar com os dons do Espírito Santo. Isso é muito importante frisar, pois se Jesus, enquanto esteve neste mundo, se viesse a usar os atributos de Sua divindade para fazer ou saber qualquer coisa, então  nós não teríamos um Salvador. Mas como Ele fez obras maravilhosas pela unção do Espírito Santo, nós também podemos fazer o que Ele fez e obras ainda maiores, pois a Bíblia declara que:

“aquele que crê nele também fará as obras que Ele fez e outras maiores fará, pois Ele foi para o Pai.” João 14:12

3 – Foi tentado    

Ele foi tentado na carne.

“Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.” Mateus 4:3

Jesus estava com fome, jejuava à 40 dias, então satanás apareceu e ousou pensar que Jesus iria cair pela carne, mas Jesus sabia que nem só de pão viverá o homem mas de toda Palavra que procede da boca do Senhor.

Ele foi tentado na alma.

“e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.” Mateus 4:6

Satanás perdeu a batalha na carne mas não desistiu, ele atacou Jesus nas suas emoções , ele pensou: fama, quem não quer ser famoso, que não gosta de aplausos. Jesus rejeitou a sugestão diabólica e disse: Não tentarás o Senhor teu Deus.

Foi tentado também no Espírito.

“e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” Mateus 4:9

Satanás perdeu a batalha, no corpo e na alma, então ele faz sua última tentativa. Na verdade ele sabia que não tinha possibilidade nenhuma, mas de qualquer forma o que custa? Afinal sua função é tentar. Ele atacou Jesus no Seu Espírito, mas Jesus como das outras vezes o venceu e note bem, Jesus o venceu pela palavra.  Ele disse em todas as vezes: “está escrito”. Jesus não venceu o diabo porque era Deus, fica também claro que nós seus discípulos também venceremos aos ataques do diabo com a Palavra de Deus.

CONCLUSÃO:

A humanidade de Jesus é uma doutrina fundamental do cristianismo. Todas as religiões não aceitam a humanidade de Cristo assim como também não aceitam sua divindade, más Jesus Cristo foi homem como eu e como você. Foi homem e veio a este mundo para vencer a satanás ; venceu-o não por si mesmo, mas por mim e por você. Jesus venceu satanás como homem, pois como Deus Ele já tinha vencido quando o precipitou no inferno com seus demônios. Venceu como homem para mostrar-nos que também podemos vence-lo, claro usando Seu Nome, Sua autoridade e da mesma forma que Ele venceu, usando a Sua Palavra.