Lições de Célula

Ap. Leila

2 – Existência, Natureza e atributos de Deus

1 – A existência de Deus

Deus existe e Ele pode ser conhecido através da Sua manifestação na criação, da Sua revelação na Bíblia e da encarnação na pessoa de Jesus Cristo.

“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som;” Salmos 19:1-3
“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles.” Hebreus 1:1-3
“E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3

Há certas características reveladas na Bíblia que distinguem o Seu Ser:

Deus é Espírito

“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” João 4:24

Deus é Luz

“Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.” 1 João 1:5

Deus é Amor

“E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.” 1 João 4:16

Deus é fogo consumidor

“porque o nosso Deus é fogo consumidor.” Hebreus 12:29

Há uma condição para o homem ter acesso a Deus – é crer que Ele existe

“Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.” Hebreus 11:16

2 – Atributos de Deus

Os atributos de Deus pertencem à própria essência do Seu Ser , e dessa maneira, são co-extensivos a Sua Natureza. Os atributos de Deus classificam-se em duas espécies: COMUNICÁVEIS E INCOMUNICÁVEIS.

a) COMUNICÁVEIS:

São aquelas qualidades que podem, em certa medida, serem transmitidas  às suas criaturas racionais e morais. Exemplos: Bondade, justiça, equidade,  santidade, amor…

“Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.” Salmos 100:5
“Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o seu santo monte, porque santo é o Senhor, nosso Deus.” Salmos 99:9
“na presença do Senhor, porque ele vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com equidade.” Salmos 98:9 

Aqui justifica-se a declaração bíblica de que o homem foi feito a IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS.

“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” Gênesis 1:26
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22,23

b) INCOMUNICÁVEIS:

São aquelas qualidades que só encontramos em Deus e não é algo que o homem, possa adquirir de alguma forma. Exemplos: 1- Imutabilidade: Deus não muda, sendo fiel para consigo próprio

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” Tiago 1:17
“Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” Números 23:19

2- Eternidade: Deus não tem começo nem fim 

“Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.” Salmos 90:2

3- Onisciência: É o conhecimento perfeito, completo, absoluto do passado, presente e futuro

“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.” Salmos 139:1-6

4- Onipotência: Pelo exercício de Sua vontade Deus realiza tudo quanto resolveu levar  a efeito, Deus tudo pode. 

“No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.” Salmos 115:3

5- Onipresença: Deus está em todo lugar ao mesmo tempo. 

“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.” Salmos 139:7-12

3 – Natureza de Deus

“DEUS é Espírito”, precisamos entender ‘que Deus é uma Personalidade, pois um espírito é um ser intelectual e racional. Deus é um Ser sem Limite, ou seja sem fronteiras, mas assim mesmo, temos que ter cuidado e não trata-lo como uma influência, uma força ou um ser impessoal. 

“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” João 4:24

Deus deseja ter uma comunhão com o homem, e para haver comunhão as duas partes são independentes, com raciocínio e intelecto próprio, para que a vontade de cada um seja o motivo da unidade entre o Criador e a Sua criação. .

“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” Gênesis 1:26 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:1,2