Lições de Célula

Ap. Leila

4 – Nomes de Deus (parte 2)

1 – Nomes compostos com Jeová

 JEOVÁ ELOHIM:

“Jeová Criador, Soberano”. Na verdade trata-se do relacionamento Deus com homem e com  Israel (Gn 2:7 a 17  e  Gn 24:7).

JEOVÁ ADONAI:

“Jeová Senhor”. Enfatiza a idéia de que Deus é o Senhor dos senhores  Gn 15:1-8.

JEOVÁ SABAOTH:

“Jeová dos Exércitos”, Salienta a idéia que Deus é poderoso guerreiro e manifesta a Sua glória nas batalhas Sl 24:10. Este nome é empregado em tempos de crise na vida do povo de Israel Sl 46 7,11. O vocábulo “exército” abrange  primeiramente anjos, mas também a idéia de que todo poder divino ou celestial está disponível para suprir todas as necessidades do povo de Deus.

 JEOVÁ JIRÉ :

“O Senhor Proverá” Gn22:13e14

JEOVÁ RAFÁ :

“O Senhor que Cura”Ex15:26

JEOVÁ SHALON:

“O Senhor é Paz” Jz 6:24

JEOVÁ RAAH :

“O Senhor  é o Meu Pastor”Sl 23:01

JEOVÁ TSEDEKNU :

“O Senhor justiça nossa” Jr 23:06

JEOVÁ SHAMAH :

“O Senhor está ali”Ez 48:35

2 – Nomes de Deus no novo testamento

A revelação de Deus no Novo Testamento é a continuidade da Sua revelação no Antigo Testamento, e são usados os mesmos nomes equivalentes no hebraico.

Como destacamos no segundo estudo a existência de Deus através da Sua manifestação na criação. Da revelação na Bíblia e da Sua encarnação na pessoa de JESUS CRISTO, o destaque principal da revelação divina no Novo Testamento está na pessoa de Jesus Cristo.

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” João 1:14

A trindade de Deus – PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. Estas três pessoas formam um só DEUS ÚNICO, verdadeiro e eterno, da mesma substancia e iguais em poder e glória, ainda que distinguida pelas suas propriedades pessoais.

“Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.” I João 5:7

  • NOSSO DEUS E SENHOR É JESUS CRISTO DE NAZARÉ