Lições de Célula

Ap. Leila

3 – Os nomes de Deus no antigo testamento

1 – Nomes de Deus

Os nomes de Deus citados na bíblia exprimem a natureza do relacionamento de Deus com o homem. Este fato será bem compreendido ao estudarmos os itens II e III.

Nos dias atuais, os nomes dados aos filhos são meros mecanismos da inteligência humana para identificação. Não era assim no passado, principalmente no oriente, onde o nome tinha um sentido profético, até mesmo descritivo de uma situação vivida pela família. Exemplos:

Jacó – Suplantador (aquele que tira vantagem de outrem pela astúcia)

Depois, nasceu o irmão; segurava com a mão o calcanhar de Esaú; por isso, lhe chamaram Jacó. Era Isaque de sessenta anos, quando Rebeca lhos deu à luz.

Gênesis 25:26

Israel – campeão com Deus, ou príncipe de Deus.

Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.

Gênesis 32:28

Abrão – Pai exaltado.

Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí.

Gênesis 17:5

Abraão – Pai de uma multidão.

Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí.

Gênesis 17:5

2 -Nomes de Deus no antigo testamento

ELOHIM – “Deus Criador e governador”, a expressão nos dá a idéia da pluralidade do seu poder.

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Gênesis 1:26

JEOVÁ OU YAHVEH – “Eu Sou o que Sou”, um Deus que age conforme o seu conselho e conforme a necessidade de quem o busca

Disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros.

Êxodo 3:14

ADONAI – “Meu Senhor”, nos dando a idéia de obediência(Lc 6:46) e que o servo será orientado pelo Seu Senhor para o serviço( Is 6:8-11)

Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?

Lucas 6:46


Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.
Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais.
Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.
Então, disse eu: até quando, Senhor? Ele respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem moradores, e a terra seja de todo assolada,

Isaías 6:8-11

3 – Nomes de Deus compostos com EL

“EL” é a abreviação de ELOHIM , geralmente usada em palavras compostas. Exemplos:

 EL-OLAM – “Deus Eterno” . Olam exprime duração eterna

Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Salmos 90:2

EL-SHADAI “Deus Todo Poderoso” , aquele que é todo suficiente, inesgotável na sua bondade.

Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça fecundo, e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos;

Gênesis 28:3

Aquele que outorga poder, satisfaz o povo, que nutre e alimenta.

Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.

Isaías 49:15

4 – Nomes de lugares e pessoas compostas com EL

BETEL –  Casa de Deus

E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus.

Gênesis 28:17

ELIAS  – Jeová é meu Deus

Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.

1 Reis 17:1

PENIEL – Face de Deus

Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.

Gênesis 32:30

DANIEL – Deus é meu Juiz

O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego.

Daniel 1:7